Pra quem não conhece, aqui esta o post do Ryan McKee sobre as indicações de Eclipse para o Framboesa de Ouro. O Ryan tem uma coluna semanal no NextMovie chamada “Confessions of a (Male) Twi-Hard” (algo como Confissões de um (Homem) Fã de Crepúsculo). Ele é um comediante e escreve no NextMovie e se diz fã da Saga (segundo ele, um fã homem “culto de 30 anos”). Se ele é fã ou não, é outra história, mas tenho que assumir que o cara é muito bom! :D Neste post ele fez uma analise das indicações e foi de longe aquele que conseguiu captar exatamente qual a ideia do “jurí” do Framboesa quando indicaram Eclipse em “Pior Filme” e Rob como “Pior Ator”. Leiam e se divirtam!
É oficial. “Saga Crepúsculo: Eclipse” e “Avatar: O Último Mestre do Ar” de M. Night Shyamalan lideram as indicações com nove para cada. Infelizmente, estas indicações não são para o Oscar, MTV Movie Awards e nem mesmo para o People’s Choice Awards. “Eclipse” está indicado para nove prêmios do Framboesa de Ouro, premiação que “celebra” os piores filmes do ano. Eu sei. Eu gritei com o meu monitor quando vi também.
Tenho certeza de que os fãs já começaram a se organizar, acendendo tochas e saindo em um revoltado grupo em direção ao fundador do Framboesa, John J. B. Wilson. Porém, antes de esquecermos toda a classe e impor uma revolta no melhor estilo Frankenstein para exigir justiça, por favor, peço um momento à vocês e que dêem uma lida nisso.
Antes de tudo, as pessoas que votam nos “piores filmes” do ano não são diretores, atores, jornalistas ou criticos de reputação. Antes de criar o Framboesa de Ouro, Wilson era redator e publicitário. Ele não é nada além de um expert em cinema como eu ou você. Ele é apenas um expoente da “Cultura do Ódio” que tem sido tão forte atualmente. Quando ele criou o conceito da premiação em 1981 não haviam fóruns de internet ou blogs para que ele pudesse postar a sua opinião, então ele criou a cerimônia dos prêmios (tá bom, sei que foi um gesto duvidoso).
Por ser um publicitário, Wilson sabe que para conseguir atrair e manter a atenção pública ele terá que indicar filmes que as pessoas se preocupem. E é óbvio que as pessoas se preocupam com “Crepúsculo” e se preocupam ainda mais a cada ano que passa. E é exatamente isso o mais interessante das indicações: “Eclipse” é o primeiro filme da saga a ser indicado a pior filme, isso sem considerarmos o fato de que a cada filme as criticas melhoram e recebem 50% de aprovação do RottenTomatoes (a mesma porcentagem do primeiro, mas muito superior aos 207% de ‘Lua Nova’).
Considerando que a maioria dos críticos cinematograficos são velhotes* e que “Crepúsculo” é voltado para as jovens mulheres (e é claro, para cultos homens de 30 anos), 50% é uma ótima porcentagem. Por acaso vocês precisam de mais alguma outra razão para considerarmos que a indicação de “Eclipse” ao Framboesa não passa de publicidade? De uma olhada nos outros indicados a pior filme e suas porcentagens no RottenTomatoes:
- “Caçador de Recompensas”: 7%
- “O Último Mestre do Ar”: 7%
- “Sex and the City 2”: 16%
- “Vampiros que se Mordam”: 4% (Nota: É isso que acontece quando se mexe com “Crepúsculo”, ouviu “Vampiros que se Mordam”)
Robert Pattinson e Kristen Stewart, também estão no páreo para Pior Ator e Atriz. Para provar o peso minusculo desse prêmio lembrem-se de que no ano passado os Jonas Brothers levaram o prêmio de Piores Atores por interpretarem a si mesmos no “Jonas Brothers: The 3D Concert Experience.” Como eles podemos considerá-los como atores se eles fizeram parte de um documentário? Mesmo que você os ache irritante, não é por que eles fazem um péssimo trabalho como atores. Eles fazem um péssimo trabalho como si mesmos, algo que os adolescentes tem problemas em se adaptar.
Sandra Bullock ganhou Pior Atriz no ano passado por “Maluca Paixão” e no mesmo ano levou o Oscar por “Um Sonho Possível”, o que mostra que ela obviamente não é uma péssima atriz. O que aconteceu foi que ela fez a escolha do filme errado. Escolher o marido errado (Jesse James) não faz dela uma péssima mulher.
A história do Framboesa de Ouro esta recheada de pessoas e filmes maravilhosos. Sylvester Stallone foi indicado a pior ator por 13 anos. Novidade: Sylvester Stallone é ótimo. Ele foi indicado novamente como pior diretor este ano por ”Os Mercenários,” o que na verdade é bem divertido. Quem não gosta de vários homens velhos atirando em um monte de gente? Dolph Lundgren atirou em um cara e o cortou pela metade! PELA METADE! Pattinson e Stewart deveriam se sentir honrados pela companhia!
Por último, esse é mais um suspíro dos “odiadores de Crepúsculo” que mal podem suportar o sucesso da nossa amada Saga. Como fãs, temos que suportar esse tipo de mentalidade todos os dias. Não é por que estes odiadores tem uma premiação que devemos ouvi-lá. Apenas ignorem-os. (e não se esqueça, não é por que alguem tem um sobrenome com duas iniciais significa que ele é melhor que você.)
Portanto, para todos os fãs de filmes, continuem assistindo seus filmes preferidos sem se importar com as indicações do Framboesa. Bom, exceto se o caso for com “Vampiros que se Mordam”. Esse sim é um filme muito ruim que merece todos os Framboesas possiveis.
*Eu participei de exibições teste para imprensa, isso é um fato